Como contratar colaboradores alinhados à cultura da empresa?

Como contratar colaboradores alinhados à cultura da empresa? 3 insights

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Como contratar colaboradores alinhados à cultura da empresa? 3 insights

time unindo as mãos

O maior erro de gestores e departamentos de recursos humanos é contratar pessoas que  não têm o perfil ou a cultura da empresa. Porém, como contratar colaboradores de maneira assertiva? É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

A princípio, pode parecer que não faz tanta diferença contratar colaboradores alinhados à cultura empresarial. Mas, com o passar do tempo, isso pode até se tornar o motivo para o desligamento de um  funcionário.

Pense se você fosse contratar alguém para trabalhar na sua casa. Certamente estaria procurando um perfil específico e não apenas alguém com as competências técnicas. E se essa pessoa compartilhar com você crenças e valores, será a pessoa perfeita.

Com as empresas é a mesma coisa. Colaboradores alinhados à cultura conseguem desenvolver melhor o seu papel no time e permanecem mais tempo na empresa.

A contratação de colabores que compartilham a cultura da empresa é uma atitude estratégica, pois reduz custos com novas seleções, contratações e treinamentos de novos funcionários.

Venha saber mais e entenda como contratar colaboradores alinhados à cultura da empresa.

Como contratar colaboradores de forma assertiva?

A cultura da empresa é como a personalidade do negócio. Ela reflete seus valores e visão de negócio.

Diferente de habilidades técnicas, as crenças, visão e valores dificilmente são modificadas ou ensinadas. Por isso, contratar colaboradores com a personalidade alinhada à empresa é fundamental.

Em primeiro lugar, é importante conhecer e entender qual a cultura da empresa. Algumas são mais tradicionais e rígidas, enquanto outras são mais abertas e flexíveis, inclusive com flexibilidade de horários e formas de trabalho.

Mesmo pequenos empreendimentos têm hábitos e costumes aos quais novos colaboradores terão que se adaptar.

Quando falamos na contratação de um gestor, então, o cuidado é ainda mais importante, pois trata-se de uma liderança. Se ele não estiver alinhado aos valores da companhia, pode acabar com hábitos e procedimentos que vêm funcionando há tempos.

3 estratégias para contratar os colaboradores certos para o negócio

Confira 3 insights para contratar os colaboradores certos para o seu negócio:

1- Entrevista: embora seja o método mais antigo de avaliação de um candidato, a entrevista ainda é o instrumento mais valioso para descobrir e avaliar se a pessoa compartilha dos mesmos valores e propósitos. Mas atenção, você não precisa perguntar coisas pessoais, gostos e hobbies, não se trata disso. Você precisa fazer perguntas que extraiam valores, padrões de pensamento e comportamento de forma natural. Faça perguntas situacionais, que não tenham respostas apenas “sim” ou “não”.

2- Afinidades: quando você está selecionando um colaborador, não está procurando um amigo, mas é sempre melhor trabalhar com pessoas com as quais temos afinidades. Procure identificar se a pessoa que você está entrevistando é alguém que você gostaria de conhecer e passar mais tempo com ela. Afinal, passamos muito tempo da nossa vida no trabalho.

3- Clareza: você, enquanto representante da empresa, também precisa ser claro com o candidato. Explique para ele os valores da empresa e hábitos. Por exemplo, se não é permitido o uso de celular, se os horários são flexíveis ou não, entre outras dicas que podem ajudar o candidato a avaliar se ele se adaptaria à organização.