Benefícios empresariais: por que oferecer bolsa de estudos aos funcionários?

Benefícios empresariais: por que oferecer bolsa de estudos aos funcionários?

empresa-o-que-é-psicologia-organizacional-e-do-trabalho
O que é psicologia organizacional e do trabalho? Saiba mais sobre a área
26 de fevereiro de 2020
dupla-avaliação-de-competências
Avaliação de competências e promoção de cargo: entenda a relação
9 de março de 2020

Benefícios empresariais: por que oferecer bolsa de estudos aos funcionários?

formatura-benefícios-empresariais

Hoje em dia, os benefícios empresariais contam muito na hora de um candidato escolher uma empresa para trabalhar. Apenas oferecer um bom salário não torna mais uma organização atraente.

Os trabalhadores buscam empresas que possam lhes agregar intelectualmente. Oferecer apenas os direitos garantidos por lei já não garante a retenção de talentos em uma empresa.

Plano de saúde, vale alimentação, bolsa de estudos, auxílio-creche, participação nos lucros, entre outros, são alguns benefícios empresariais que podem ser oferecidos pelas organizações.

Continue a leitura e saiba mais sobre um benefício muito valorizado: a bolsa de estudos.

O que são benefícios empresariais

Benefícios empresariais são vantagens que as empresas concedem aos seus colaboradores, por acordo coletivo ou por ato de gestão da empresa. Custear 100% um serviço ou subsidiar uma parte são alguns exemplos.

Uma pesquisa da empresa Aon identificou os principais benefícios concedidos pelas empresas brasileiras. Em primeiro lugar está a assistência médica, oferecida por 99,5% das empresas, seguido do seguro de vida (94%).

Outros benefícios, portanto, não tão “comuns” podem ser os principais incentivos para a retenção de talentos.

O auxílio-educação é oferecido por 51,3% das 423 companhias ouvidas no estudo. Ele pode ser um grande incentivo para os funcionários, pois o conhecimento será um ganho pessoal por toda a vida.

A bolsa de estudos costuma ser viabilizada em níveis médio, técnico, superior e pós-graduação. O valor subsidiado pela empresa pode variar conforme o nível de ensino e o tempo que o funcionário tem de empresa. 

Além disso, é recomendável que o curso seja voltado às atividades que o funcionário executa na empresa, para que o investimento tenha retorno para quem paga.

Por que oferecer bolsa de estudos aos funcionários?

Os benefícios empresariais são importantes para as organizações e para os colaboradores. 

Para o empregador, é uma maneira de reter talentos e melhorar a sua competitividade no mercado. Isso sem falar que colaboradores mais capacitados e aptos para o trabalho fazem toda a diferença nos resultados da empresa.

Para os funcionários, impacta diretamente na sua postura, desenvolvimento e motivação para as atividades rotineiras. 

O ato de estudar, embora esteja diretamente ligado às atividades exercidas pelo colaborador dentro da empresa, agrega conhecimento profissional e pessoal aos colaboradores. 

Além disso, o conhecimento é importante para a empresa empresa atual e também para as futuras organizações que os profissionais poderão atuar.

O conhecimento é um bem imensurável, o qual o funcionário se valerá por toda a sua carreira.

Muitas empresas têm receios de que o colaborador irá se qualificar e, em seguida, procurar outros emprego. Isso, de fato, pode acontecer, quer seja por falta de oportunidade, quer seja por insatisfação para com o superior ou aspectos gerais do clima organizacional.

Contudo, a empresa pode gerir esse risco adotando ao invés de concessão gratuita do curso fazê-lo na forma de empréstimo que será amortizado pela mesma se o empregado permanecer na empresa até dois anos após o término do curso. 

Em suma, é bastante importante que as empresas invistam em melhorias e ofereçam benefícios empresariais construtivos aos seus colaboradores!