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Roteiro de como se elaborar um código de Ética

Ética na empresa

       I APRESENTAÇÃO

A elaboração do Código de Ética é um exercício de reflexão e definição. É uma oportunidade ímpar para definir também a Visão e Missão de uma organização ou grupo de empresas.

O Código de Ética, afinal, é um conjunto de normas que visa assegurar a compreensão da dimensão ética e moral envolvendo um grupo específico.

Um documento dessa envergadura não pode se limitar ao ambiente interno da empresa, porque ele define elevados padrões de uma Governança Corporativa  de uma organização e é referência da identidade da mesma perante os diferentes públicos, entre eles:

  • Empregados e prestadores de serviços diretos (o Código deve incorporar ao contrato dos mesmos);
  • Fornecedores (devem aderir ao Código, inclusive com aditivo ao contrato dos mesmos);
  • Clientes (aqui reside o grupo ao qual se deve dar maior atenção, visando estabelecer uma relação duradoura e de confiança);
  • Concorrentes (deixar claro que estamos num mundo competitivo, mas que isso será tratado com lealdade);
  • Stakeholders (como os “donos” do negócio, majoritários ou minoritários, serão tratados e informados sobre tudo pelos administradores);
  • Comunidade (questões relacionadas à responsabilidade social, por exemplo).

O Código de Ética define a conduta que se espera daqueles que agem em nome da empresa e projeta uma imagem de confiança a quem se relaciona com a empresa.

Quem implanta um Código de Ética deve adotar mecanismos de controle para garantir que haja coerência entre o que está definido no mesmo e a atitude de quem age em nome da empresa, do menor nível funcional ao gestor com maior autoridade.

Elaborando-se um Código que seja aderente ao negócio, de conhecimento de todos os públicos envolvidos (com agentes ou pacientes, conforme acima) e, de fato, praticado na sua essência, torna-se um diferencial competitivo, pois atrai e fideliza clientes.

Dentro desse contexto é que propomos a elaboração do Código da forma a seguir descrita.

      II ETAPAS

  1. Criação de Identidade Visual (como o movimento da ética será percebido por todos os públicos relacionados na apresentação acima). Inclui o conjunto de ações relacionadas à campanha de divulgação do projeto.
  2. Elaboração do Código: questões preliminares

      2.1. Pesquisa bibliográfica (utilizar benchmarkings e Código de públicos correlacionados ao negócio imobiliário)

      2.2. Pesquisa por amostragem representativa das empresas do grupo/conglomerado (não sei a denominação correta), envolvendo questões como: perfil do negócio; perfil dos profissionais; expectativa de conduta nos negócios imobiliários; questões críticas nesse mercado; oportunidades de melhoria, etc.

      2.3. Organização, análise e consolidação das informações obtidas para dar suporte à primeira minuta do Código.

3. Elaboração da primeira minuta do Código, contendo:

       3.1. Visão
       3.2 Missão
       3.3 Valores
       3.4 Guia Prático de Conduta nos negócios imobiliários
       3.5 Comitê de Ética e outras formas de acesso ao Comitê

4. Workshop para revisão do Código
       5. Elaboração de vídeo

6. Elaboração do material didático para implantação

       6.1. Roteiro para os multiplicadores
       6.2 Inclusão no Site das empresas
       6.3 Murais
       6.4 Banners
       6.5 Campanha de divulgação e inserção em materiais de publicidade de vendas
       6.6 Implantação junto a todos os profissionais das empresas (anexo), os quais deverão receber o Código e assinar termo de adesão ao mesmo.

7. Implantação do Comitê de Ética

8. Implantação de um telefone exclusivo para acesso dos clientes (para consultas e denúncia

      III METODOLOGIA

O trabalho de elaboração do Código deve ser desenvolvido com base em pesquisas, workshops (com públicos diferenciados, incluindo alguns fornecedores e alguns clientes), campanhas anunciando a elaboração do documento (visando envolver e comprometer a todos os envolvidos), bem como treinamento dos multiplicadores.

Elaborado em novembro de 2012. Atualizado em junho de 2016.

Alfredo Bottone

Se sua empresa planeja elaborar ou revisar o Código de Ética, implementar um Comitê de Ética, com regimento interno, bem como necessitar de auxílio para outras medidas práticas para assegurar a eficácia das medidas relacionadas ao tema, entrar em contato através do e-mail alfredo.bottone@terra.com.br

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